quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lisboa e o automóvel

Tens razão, Dimas, mas creio que além desse debate específico sobre o Largo do Rato um outro já se justifica. Urge debater o futuro do automóvel na cidade de Lisboa. E digo isto porque também aqui a Secção do Bairro Alto pode ter um papel interessante, uma vez que duas das suas freguesias já têm experiências de limitação de tráfego. Seria interessante promover um debate, não só sobre o balanço dessas experiências, mas também de possíveis extrapolações para outras zonas da cidade ou mesmo para um modelo global de limitação de tráfego. Vantagens e desvantagens devem ser apresentadas tendo em visto a maturação de uma solução para a cidade.

A delicadeza do tema torna particularmente importante a realização de sucessivos debates públicos em que sejam discutidas várias soluções. No entanto, parece-me cada vez mais evidente que se vai instalando a ideia que o automóvel colide frontalmente com a qualidade de vida em Lisboa. Destaco os artigos do Pedro Magalhães publicados no Público (e acessíveis aqui e aqui) bem como o blog Passeio Livre.

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