segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cara(o) Camarada,

A lista que encabecei ao Secretariado, a S, perdeu por dois votos, na passada sexta-feira, mas importa reconhecer que foi uma magnífica vitória do PS Bairro Alto.

A forte mobilização que as duas listas em liça souberam gerar, 116 militantes a votar – histórica na última década -, confirmou o que assumimos em campanha, valia a pena concorrer, apresentar e debater ideias, assumirmos propostas, bem como a importância, que também sublinhámos no período da campanha, da decisão de cada militante, nesta votação, contar e ser decisiva. Os resultados comprovam isso: Lista S: 57 votos, Lista U: 59 votos.

Não alcançámos a vitória pretendida por muito pouco, mas sentimos que contribuímos, e em boa parte, para o que desejávamos: interesse, adesão e participação dos militantes da Secção.

O tempo é pois de felicitar e desejar o melhor sucesso aos nossos Camaradas vitoriosos, da Lista U, a quem desejo o melhor trabalho possível em prol da Secção. Os árduos confrontos com que o PS se depara, tanto a nível local como nacional, requerem o empenho e participação de todos e todos nós devemos estar comprometidos com as lutas que se avizinham.

Aos 116 militantes que votaram e aos muitos camaradas que me fizeram chegar uma palavra de sincera e frontal camaradagem, após o resultado final, quero agradecer a vossa participação e atitude. É isto que nos torna tão distintos dos outros: não somos parte de um partido por conveniência, mas por convicção.

Um abraço Amigo,

Carlos Manuel Castro

sábado, 1 de maio de 2010

Resultado eleitoral

Votaram ontem, para o Secretariado da Secção, 116 pessoas, tendo a nossa Lista, a S, recebido 57 votos, e a U, 59 votos.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Futuro começa a decidir-se hoje

Cara(o) Camarada,

Chegamos hoje ao final de uma caminhada que iniciámos há 15 dias.

O balanço que podemos fazer desta campanha interna é muito positivo. O simples facto de haver, pela primeira vez, nas últimas décadas, duas candidaturas ao Secretariado do Bairro Alto revela que a Secção ficou a ganhar com esta disputa.

Apresentámos a todos os militantes uma equipa com um projecto bem evidente: tornar a Secção do Bairro Alto activa e dinâmica.

Não nos reconfortámos no tradicional entendimento, que nos últimos anos pouco fez progredir a Secção, daí o estado da militância no Bairro Alto ter perdido o fulgor de outros tempos. Qualquer um de nós sabe isso por experiência própria.

Mas, o que hoje se decide é o futuro, e não o passado recente da Secção que não queremos repetir nem continuar. É consigo, e com todos os militantes, que queremos renovar e adaptar a militância de base aos desafios dos tempos actuais.

E são vários aqueles que nos surgem pela frente e para os quais devemos estar preparados. Desde o papel das Secções de Residência no PS Lisboa à reforma administrativa da cidade, da melhoria da comunicação interna a uma abertura e integração do PS Bairro Alto na nossa comunidade. Para todos estes reptos apresentámos medidas e estabelecemos prazos de concretização.

Esperamos contar consigo, apoiando a Lista S, nesta que será uma longa e complexa caminhada até 2013, quando o futuro de Lisboa se decide.

Este futuro, que nós queremos de qualidade e progresso para Lisboa, começa a decidir-se hoje e depende de si!

Um abraço amigo,

Carlos Manuel Castro

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mercês: onde a qualidade tem lugar

O PS tem realizado ao longo de vários anos uma notável obra nas Mercês, razão pela qual é a principal força da freguesia.

A valorização do espaço público é um desses casos, como a recuperação do Largo Agostinho Vieira à intervenção que em breve dará a dignidade que a Rua da Academia das Ciências merece; da criação de mais lugares de estacionamento, como o que surgiu no Largo de Jesus, com o parque subterrâneo, com a Junta de Freguesia a ter em todas estas intervenções um papel determinante para os moradores contarem com mais condições no seu bairro.

Noutras áreas, o papel dos eleitos também tem sido determinante, nomeadamente na Acção Social e na Cultura. Neste âmbito, aliás, a Junta de Freguesia abre, em breve, um novo espaço cultural, junto à Rua Cecílio de Sousa, que será um novo pólo de exposições da cidade.

A recuperação do Passos Manuel é outra das marcas socialistas na freguesia. O investimento do Governo na requalificação do Parque Escolar representa um duplo salto qualitativo. O primeiro, em termos escolares, com os alunos a contarem com uma Escola ao nível do que o século XXI exige; e, o segundo, a abertura do novo espaço escolar à comunidade, com a Junta de Freguesia das Mercês, e envolventes, a procurar as melhores opções para a população beneficiar dos equipamentos, com finalidade desportiva e cultural.

O mérito, o empenho e a qualidade dos eleitos socialistas da freguesia são marcas reconhecidas pela população.

Programa 2010/2012

Tendo em vista a vitória que pretendemos alcançar nas autárquicas de 2013, os próximos dois anos revelam-se determinantes para a mobilização e interesse dos militantes na vida do Partido e da Secção. Assumimos consigo este programa, que queremos que corresponda ao seu interesse e à sua motivação.


Militância Activa

• Estimular a participação dos militantes na vida do partido, renovando e valorizando a importância da militância de base no PS, devendo, por isso, muito do trabalho da Secção concorrer para a criação de espaços e momentos de intervenção;

• Garantir espaços de participação ao militante, quer presenciais, promovendo regularmente debates, quer diariamente, através das redes sociais e na blogosfera;

• Efectuar um levantamento das origens, causas e razões de uma militância – este estudo, que será feito a todos os militantes inscritos na nossa Secção, terá a duração do mandato 2010-2012 e será apresentado publicamente no primeiro trimestre de 2012;

• Promover debates internos e imediatos quanto ao tipo de estrutura que queremos das Secções de Residência em Lisboa (existem 17 Secções de Residência na cidade), que possa acompanhar ou antecipar-se ao debate da reforma administrativa da cidade - a Secção do Bairro Alto deve assumir, no âmbito concelhio, uma posição nesta matéria, resultante da participação dos militantes, até ao final de 2010.


Secção Dinâmica

• Realizar, pelo menos, três Assembleias Gerais de Militantes por ano. A primeira, em Janeiro, para os autarcas eleitos nas sete freguesias da área da secção fazerem o ponto da situação em cada freguesia e para que os militantes conheçam o trabalho que cada um desenvolve; a segunda, em Maio, e a terceira, em Outubro ou Novembro, mediante a disponibilidade de agenda dos convidados, para debater com um elemento do Executivo municipal uma temática pertinente e comum às freguesias da Secção e para analisar um tema da conjuntura, local ou nacional;

• Criar a cibersecção do PS Bairro Alto, na qual todos os militantes possam participar à hora que lhes for mais conveniente (nos Estatutos do partido está definido, no artigo 36º, as cibersecções, todavia esta medida corresponde a um complemento do trabalho da Secção);

• Promover tertúlias que permitam conhecer melhor os percursos políticos de militantes socialistas e temas relacionados com a identidade do Bairro Alto;

• Promover debates na comunidade acerca de matérias relevantes, envolvendo militantes e independentes, demonstrando a capacidade de abertura e diálogo característicos do PS.


Autarquias

• Criar um grupo de trabalho autárquico, que acompanhe os trabalhos desenvolvidos pelos nossos eleitos nas freguesias e o trabalho da Câmara Municipal na área correspondente à Secção;

• Promover trocas de experiências entre os nossos autarcas;

• Promover um conjunto de debates acerca da reforma administrativa da cidade, a partir do terceiro trimestre de 2010, que debata e analise as necessidades e oportunidades que decorrem desta mudança.


Comunicação

• Garantir uma presença forte e activa nas redes sociais e na blogosfera potenciando uma envolvência de todos os militantes no trabalho político;

• Criar uma publicação, com carácter trimestral, que apresente o trabalho desenvolvido pelos nossos eleitos, das freguesias à Câmara Municipal, reflexão e análise política.


Edifício-sede

• Continuar a desenvolver esforços, em conjunto com o Secretariado Nacional, Federativo e Concelhio, no sentido de garantir as obras indispensáveis para restituir ao edifício da Secção a dignidade que merece.


Organização

• Tornar os trabalhos do Secretariado mais efectivos e eficazes;

• Permitir o escrutínio dos trabalhos do Secretariado aos militantes, que deverá ocorrer numa Assembleia-Geral de Militantes;

• Assegurar uma relação estreita com a Mesa da Assembleia-Geral de Militantes da Secção, a Concelhia de Lisboa e a FAUL.

Santos-o-Velho com mais futuro

Santos-o-Velho é uma das freguesias da área da Secção onde o PS tem boa implantação. Isso deve-se ao trabalho de todos os eleitos socialistas ao longo de vários anos, que têm implementado na freguesia boas políticas de proximidade, como a criação da Comissão Social de Freguesia é disso exemplo. Grupo que congrega actualmente cerca de meia centena de instituições que operam em Lisboa.

O destaque e valorização da Madragoa, que corresponde em grande parte à área da freguesia, é outra das apostas dos nossos eleitos, quer pela valorização deste histórico bairro quer pela preservação de uma identidade e tradições características desta área de Lisboa.

E, em Santos-o-Velho, sabe-se aliar, e bem, a tradição à inovação. A par da Madragoa, a Experimenta Design, um dos eventos mais marcantes no seu âmbito a nível europeu, também já faz parte da identidade desta freguesia e a Junta de Freguesia tem dado todo o apoio a este evento.

Nesta freguesia, o PS tem sido o promotor dos bons valores históricos e das novas metas cosmopolitas, tendo na coesão social um dos grandes pilares de intervenção.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Por uma melhor organização do Secretariado

A candidatura Ganhar 2013 pretende melhorar a organização da secção. Desde logo, os trabalhos do Secretariado que queremos mais efectivos e eficazes. É nosso objectivo que os trabalhos que sejam formais - com ordem de trabalhos e acta, e a que correspondam resultados. Pretendemos que os trabalhos que assegurem a orientação e coordenação dos grupos de trabalho que irão compor o Secretariado bem como sejam o palco da apresentação de resultados dos grupos de trabalho. E porque acreditamos na responsabilização queremos que o escrutínio do Secretariado seja feito por todos os militantes com críticas e sugestões.

Por uma melhor comunicação

Uma comunicação eficaz é indispensável a uma militância activa numa secção dinâmica. Assim, a Secção marcará presença nas múltiplas plataformas que as novas tecnologias disponibilizam. Dessa forma os militantes saberão diariamente novidades da secção e poderão igualmente participar, trocando experiências e opiniões ou fazendo sugestões.

Esta será uma forma de adequar a proximidade dos militantes a uma disponibilidade cada vez mais variável. Não esquecemos, contudo, que há quem não seja tão familiar às novas tecnologias. Trabalharemos para que estes militantes tenham uma formação informal para lidar com as novas tecnologias. Ainda assim, os militantes serão convocados por correio tradicional para todos os eventos realizados pela secção.

São Mamede: o PS assume as suas responsabilidades

Das sete freguesias da área da Secção, São Mamede é aquela onde o PS tem uma implantação menos predominante. Ainda assim, sempre que assumiu os comandos da freguesia o salto qualitativo da freguesia registou-se.

Recorde-se o último mandato, entre 1993/97, no qual foi com o PS que a Freguesia conseguiu a aquisição e instalação da actual sede, depois de ter sido herdada uma situação de descalabro, sem espaço físico digno de condições mínimas, ou a criação do brasão da Freguesia. Para além das diversas políticas sociais, que combateram a pobreza, a intervenção no espaço público, com grande atenção à sua qualidade, ou a promoção cultural, que deixou saudades, pela dinâmica que a direita não soube dar continuidade, desde a erudita à popular, sempre com grandes adesões.

A reconversão do Mercado do Rato, com a criação de muitos equipamentos ao serviço da cidade e dos munícipes, um projecto assumido em 1996, tem sido uma das grandes bandeiras ao longo destes anos. Infelizmente, a coligação de direita, que governa a freguesia, não tem acompanhado e manifestado interesse em requalificar uma das áreas mais degradadas da freguesia. Aliás, no início deste mandato foi lamentável o espectáculo que o PSD deu na eleição do Executivo da Junta, com total desentendimento dos seus eleitos, sendo necessária uma segunda Assembleia de Freguesia para eleger os membros da Junta de Freguesia.

Mesmo não tendo merecido a confiança dos eleitores de São Mamede para governar a freguesia nos mais recentes mandatos, os eleitos socialistas assumem uma postura responsável, construtiva, valorizando e defendendo os interesses dos moradores da freguesia.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Por uma secção dinâmica

Uma militância activa depende de uma secção dinâmica. O dinamismo da secção constitui uma das mais fortes apostas desta candidatura. Desde logo destacamos a promoção da responsabilização e escrutínio internos. O escrutínio do Secretariado de Secção eleito mas também dos autarcas, deputados e outros eleitos ou indicados pelo partido.

Queremos ainda proporcionar aos militantes momentos menos formais de discussão políticas. Pretendemos criar múltiplos fóruns de discussão política, presenciais mas também aproveitando as novas tecnologias. Desejamos que sejam muitas e ricas as oportunidades de discutir, temas técnicos ou ideológicos, conjunturais ou estruturais, locais ou nacionais. É ainda necessário que estes momentos de discussão sejam tendencialmente abertos ganhando um olhar crítico mas mantendo a segurança que a bondade das nossas ideias tem potencial para captar a simpatia de independentes.

PS - Secção do Bairro Alto (mapa)

Rua de São Marçal, 65
1200-419 Lisboa



A marca socialista nos Mártires

A mais antiga e, também, a mais pequena freguesia da cidade, em número de eleitores, a dos Mártires (outra das freguesias da área de intervenção da Secção), apesar de ser actualmente liderada pela coligação de direita, conta com um conjunto de iniciativas marca PS, deixadas quando os eleitos socialistas, quer à frente do Executivo quer como elementos da Junta de Freguesia, souberam desenvolver. E ainda hoje são mantidas.

A promoção da Cultura e da Acção Social são duas dessas marcas, em que a impressão socialista na freguesia se destaca.

De realçar a importância que o estacionamento tem na vida de muitos munícipes desta freguesia, com a Câmara Municipal, liderada pelo PS, a dar uma atenção especial nesta área da cidade.

Por um melhor acompanhamento autárquico

O Partido Socialista tem nas freguesias do Bairro Alto grande implantação autárquica, presidindo a 5 das 7 freguesias da área da Secção.

Este resultado mostra não só a força do partido, mas sobretudo o reconhecimento público do mérito dos seus autarcas em cada uma das suas freguesias.

Pretendemos potenciar este excelente trabalho, acompanhando-o de perto e dando-lhe mais visibilidade junto dos militantes.

Por outro lado, justifica-se mais apoio nas freguesias em que somos oposição. Nestas freguesias o trabalho terá de ser intenso e permanente. O Partido Socialista tem de apresentar candidatos preparados para liderar de forma competente os executivos desde o início dos mandatos que pretendemos Ganhar em 2013.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Por uma militância activa

Esta é uma candidatura que se pretende centrada nos militantes. Sabemos que uma militância activa torna a secção e o partido mais ricos e fortes. Sabemos das capacidade e vontade dos militantes em participar. E sabemos que muito pode ser feito no caminho de uma militância activa e efectiva.

Cremos que é necessário que o Secretariado da Secção funcione como catalisador, que seja capaz estimular os militantes assegurando-lhes espaços de intervenção, debate e escrutínio. É preciso aproveitar as novas tecnologias para aproximar o militante da secção cativando-o para uma participação que tire partido da disponibilidade variável de cada um. É necessário o entendimento que as novas tecnologias não se afirmam em alternativa às formas tradicionais de militância mas pelo contrário possibilitam um complemento através do qual se envolve e mobiliza os militantes.

Renovar a militância de base

Os tempos mudaram e os desafios são outros. Hoje, a azáfama diária, preenchida com os afazeres profissionais e pessoais de cada um tende a deixar pouco espaço para a participação política e cívica.

Todavia, há instrumentos e modos de captar o interesse das pessoas que devem ser rentabilizados, no sentido de ir ao encontro da vontade de cada um participar e de aproveitar as suas capacidades, colocando-as ao serviço da comunidade.

É um facto que nenhum partido político progride sem militantes e que estes são essenciais.

Mas, como bem se sabe, a militância de base precisa de ser reestruturada à luz da realidade actual e da disponibilidade de cada pessoa.

A nossa candidatura pretende dar um passo no sentido de renovar o sentido e papel da militância de base, com todos os militantes da Secção, para tornar o PS um partido ainda mais forte.

Os próximos dois anos serão, por isso, relevantes, para esta melhoria que todos pretendemos.

domingo, 25 de abril de 2010

As portas que Abril abriu

Sendo um poema comprometido de um grande poeta comprometido este As portas que Abril abriu é dos documentos mais ilustrativos e mais pungentes sobre o 25 de Abril. Se a revolução couber em 15 minutos será certamente nesta declamação do próprio Ary dos Santos.

25 de Abril


Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen

sábado, 24 de abril de 2010

Inauguração do Passos Manuel

O primeiro-ministro inaugurou o renovado Liceu Passos Manuel, em Lisboa, que beneficiou de obras de requalificação.

Uma das mais antigas e históricas escolas de Lisboa, o antigo Liceu Passos Manuel, abriu hoje as portas, depois de uma grande intervenção de fundo, que requalificou, sem descaracterizar, este equipamento escolar, dotando-o das condições e infra-estruturas adequadas para a aprendizagem no século XXI.

Este investimento, uma forte aposta do Governo socialista no parque escolar e na valorização da Escola Pública, tem, também, um importante impacto local, em especial nas freguesias do centro da cidade, pois as Escolas passam a funcionar numa lógica de cooperação com as comunidades em que se inserem e lidam. O Passos Manuel representa uma mais-valia para para todo o Bairro Alto e encosta da 7ª Colina.

O magnífico equipamento escolar, situado no coração da Freguesia das Mercês, representa o salto qualitativo dos serviços públicos de excelência que o PS defende e concretiza, seja no Governo ou no Poder Local.

Entrega da lista

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral de Militantes, Irene Lopes, recebeu, na noite de ontem, sexta-feira, a lista de nomes da candidatura Ganhar 2013.

Ficou determinado que a nossa candidura aparecerá no boletim de voto com a letra S, seguido do lema da candidatura: Ganhar 2013.

Constituem a lista:

Carlos Manuel Castro
Luís Monteiro
Vera Santana
Ricardo Almeida
Silvina Rosa
Nuno Oliveira
Luísa Boléo
João Rendeiro
Teresa Estrela
Arnaud Leroy
Catarina Serpa
Luís Reis Lopes
Mónica Costa
Dimas Pestana
João Gomes Castro
Saeed Ahmed
Luís Sá
Ruth Arons

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Carta enviada aos militantes da Secção

Cara(o) Camarada,

No próximo dia 30 de Abril vamos eleger o Secretariado da nossa Secção de Residência. Estas estruturas têm vindo a perder influência e protagonismo no PS, muito pelas transformações que têm ocorrido, mas também pela pouca aposta na redefinição do papel das Secções de Residência. Não será, pois, de estranhar o distanciamento dos militantes das Secções, às quais atribuem pouco relevo.

No entanto, as Secções de Residência são estruturas fundamentais, pela energia e força que dão, assim saibam gerar o interesse e entusiasmo dos militantes.

É, pois, por essa razão que me candidato a Secretário-Coordenador da Secção do Bairro Alto, ciente destes enormes desafios, de valorizar a intervenção do Militante no Partido, de renovar o papel da Secção na cidade e de contribuir para um PS mais forte na nossa comunidade, com o horizonte de 2013 - ano em que seremos parte determinante da vitória que o PS tem de alcançar para garantir a Lisboa o futuro que António Costa assume desde 2007, quando devolveu credibilidade e rigor à Câmara Municipal, depois do descalabro que a direita gerou.

A candidatura que assumo, e partilho com muitos camaradas da nossa Secção, tem dois momentos: o primeiro, o próximo mandato, servirá para dinamizar a Secção e estimular a participação de todos os militantes; e, o segundo, a eleição para a Secção em 2012, quando prepararemos a eleição autárquica de 2013, já com uma forte mobilização, motivada para o difícil combate que teremos pela cidade.

Todavia, este projecto não é alheio da actual realidade política nacional e do trabalho que os nossos autarcas desenvolvem. Queremos que acompanhe o trabalho que os nossos eleitos desenvolvem, do Governo às Freguesias. Mas também pretendemos que a sua participação na vida do Partido conte e seja efectiva.

Neste sentido, vamos implementar um conjunto de projectos que conjugarão as formas tradicionais de militância com os novos e recentes meios tecnológicos, que se adaptam à sua disponibilidade pessoal e profissional para participar no PS. E porque pretendemos assinalar a melhoria desde já, quero convidá-la(o) a partilhar as suas expectativas quanto ao futuro da Secção. Pode fazê-lo através do mail: ganhar2013@gmail.com. Da síntese das propostas elaboraremos o programa de candidatura que apresentaremos.

Assumo este compromisso consigo, de revitalizar e dinamizar a nossa Secção, com o cuidado e interesse de lhe assegurar regularmente a possibilidade escrutinar o mandato do Secretariado.

É, pois, com mais transparência, dinamismo e inovação que estaremos a contribuir para um PS cada vez mais forte e credível.

Espero contar consigo!

Um abraço amigo,

Carlos Manuel Castro

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reunião Pública Descentralizada da CML

Várias das freguesias do Bairro Alto vão ser alvo de discussão numa reunião descentralizada da CML na qual podemos (e devemos) participar.

Fonte: http://www.cm-lisboa.pt/?idc=88&idi=52441

A próxima Reunião Pública Descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa realiza-se no 5 de Maio, pelas 18.30 horas, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia, no Largo Trindade Coelho, tendo como ponto único na Ordem de Trabalhos a “Audição dos Munícipes”.


Esta reunião destina-se preferencialmente, aos munícipes das Freguesias da Encarnação, Mercês, Santa Catarina, São Paulo, São Mamede, Santa Isabel, Lapa, Santo Condestável, Santos-O-Velho e Prazeres, que se poderão inscrever, para intervirem, no seguinte local, dia e horário:

Junta de Freguesia da Encarnação e Mercês – dia 22/04 das 10h00 às 12h00
Junta de Freguesia de Santa Catarina e São Paulo – dia 22/04 das 15h00 às 17h00
Junta de Freguesia de São Mamede e Santa Isabel – dia 23/04 das 10h00 às 12h00
Junta de Freguesia da Lapa e Santo Condestável – dia 23/04 das 15h00 às 17h00
Junta de Freguesia de Santos-O-Velho e Prazeres – dia 26/04 das 15h00 às 17h00

As inscrições poderão igualmente ser efectuadas pelo telefone 21 322 72 89 ou e-mail dacm@cm-lisboa.pt, até ao dia 26 de Abril às 18h00. Sendo este o meio de inscrição utilizado, deve o munícipe informar acerca do assunto a tratar e do contacto telefónico.

As intervenções do público, num número máximo de 20, serão ordenados de forma a priorizar os que incidam sobre os assuntos de interesse da zona, colectivo ou público.

Lisboa e o automóvel

Tens razão, Dimas, mas creio que além desse debate específico sobre o Largo do Rato um outro já se justifica. Urge debater o futuro do automóvel na cidade de Lisboa. E digo isto porque também aqui a Secção do Bairro Alto pode ter um papel interessante, uma vez que duas das suas freguesias já têm experiências de limitação de tráfego. Seria interessante promover um debate, não só sobre o balanço dessas experiências, mas também de possíveis extrapolações para outras zonas da cidade ou mesmo para um modelo global de limitação de tráfego. Vantagens e desvantagens devem ser apresentadas tendo em visto a maturação de uma solução para a cidade.

A delicadeza do tema torna particularmente importante a realização de sucessivos debates públicos em que sejam discutidas várias soluções. No entanto, parece-me cada vez mais evidente que se vai instalando a ideia que o automóvel colide frontalmente com a qualidade de vida em Lisboa. Destaco os artigos do Pedro Magalhães publicados no Público (e acessíveis aqui e aqui) bem como o blog Passeio Livre.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Largo do Rato

Tema antigo, Novas Abordagens

Recorrentemente tem-se falado do Largo do Rato como estando dissociado daquilo que são hoje as necessidades de um dos mais nobres espaços da cidade de Lisboa.

Sem que nos tenhamos apercebido, gradualmente, a funcionalidade da circulação automóvel e a facilidade de utilização de transportes públicos são os critérios que imperam e que moldaram o espaço até àquilo que hoje se apresenta perante nós.


Este é um desafio muito sério mas que deve começar por ser debatido por moradores e utilizadores tendo em vista a requalificação do espaço


Este é, sem sombra de dúvidas, um tema a ser discutido na secção do Bairro Alto do Partido Socialista.


Imagem 1 - Largo do Rato - Eduardo Portugal em 1935

Imagem 2 - Largo do Rato - Google Maps em 2009

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sacramento: melhor espaço público no coração da cidade

O PS obteve uma histórica vitória nas últimas autárquicas ao ganhar a presidência da Junta de Freguesia do Sacramento.

Depois de vários anos com responsabilidades no Executivo, mas sem a liderança da Freguesia, os eleitos do PS assumem neste mandato a melhoria do espaço público, em especial a defesa do estacionamento para residentes, e um conjunto de actividades, designadamente dirigidas à população idosa, maioritária na freguesia.

Por outro lado, de destacar o investimento estrutural que a Câmara Municipal de Lisboa está a desenvolver na área da Freguesia do Sacramento, com a conclusão da ligação pedonal entre o Chiado e o Largo do Carmo e a transformação dos terraços do Convento do Carmo em espaço de área público.

domingo, 18 de abril de 2010

Santa Catarina: uma governação de excelência

Em Santa Catarina, os eleitos socialistas há muitos anos que desenvolvem um notório trabalho em prol da freguesia, razão pela qual a confiança atribuída ao PS tem sido constantemente renovada.

Com um bom exemplo em termos de elaboração da lista à Assembleia de Freguesia, não só pela paridade rigorosamente cumprida, isto é, 50% de homens e 50% de mulheres, a equipa é formada por metade de militantes socialistas e outra por independentes com grande actividade cívica, cultural e associativa na freguesia.

A Junta tem activo o seu site desde 1997, o que a faz uma das primeiras Juntas de Freguesia do País a apostar neste domínio, que hoje é comum.

Além do mais, a marca socialista é notória. Desde a valorização das condições dos residentes à transparência da gestão, como o site demonstra, sem esquecer o magnífico espaço do edifício sede (um antigo Palácio recuperado), que foi conseguido pela governação do PS e onde muitas actividades se desenvolvem diariamente, em especial vocacionadas para os tempos livres do mais velhos e mais novos.

sábado, 17 de abril de 2010

O outro e bem presente lado do Bairro Alto

O Bairro Alto é um dos bairros mais históricos e marcantes da nossa cidade.

Com uma projecção internacional sem par, muito por causa da sua animação nocturna, há um outro lado deste bairro (correspondente em grande parte à Freguesia da Encarnação) que muitas vezes se esquece: os seus moradores. Os que vivem 24 horas a vida do bairro e são parte afectada pela animação nocturna.

Ao longo dos anos, os eleitos do PS à Junta e Assembleia de Freguesia da Encarnação sempre tiveram o interesse e bem estar dos moradores a sua prioridade.

Se o PS é a principal força da freguesia deve-se aos militantes da Encarnação, que têm sabido valorizar a intervenção do partido na comunidade.

É bom não esquecer que há um Bairro Alto nocturno e diurno e que os seus moradores merecem respeito. Os nossos eleitos na freguesia têm assumido sempre este desiderato.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Marcas socialistas no nosso Bairro

O Jardim de São Pedro de Alcântara, localizado na Freguesia de São José (área pertencente à Secção do Limoeiro), é frequentado por muitos residentes do lado ocidental da 7ª Colina (freguesias afectas à intervenção da Secção do Bairro Alto), que não só beneficiam de um bom espaço público, como gozam de uma das mais deslumbrantes vistas de Lisboa.

Até há poucos anos, este espaço encontrava-se encerrado ao público, no que foi um dos mais notórios sinais da desgovernação da direita na cidade.

António Costa assumiu o compromisso, quando passou a liderar a Câmara Municipal, no Verão de 2007, de devolver o espaço aos lisboetas. Assim se disse, assim se fez.

É bom relembrar que temos muitas e boas marcas do PS em Lisboa. Esta é uma das mais recentes.

Abertura

Este é um blog que servirá, ao longo dos próximos dias, até à eleição de 30 de Abril, para abordarmos, analisarmos, reflectirmos e apresentarmos propostas para aquilo que queremos implementar no próximo mandato da Secção.

Pretendemos que este blog represente parte do que queremos desenvolver no próximo mandato da Secção.

A Secção do Bairro Alto é uma das estruturas históricas do PS em Lisboa e é com esta noção, do estatuto da Secção na cidade e da qualidade dos seus militantes, que iremos estimular o interesse e participação dos militantes na vida do partido.

Carlos Manuel Castro